sexta-feira, 16 de abril de 2010

GASTRITES - Erosões do estômago - Gastropatias
DUODENITES -
Erosões do duodeno
Gastrite significa inflamação do estômago.
Algumas das alterações, descritas nesta página, não são rigorosamente gastrites, porque não existe inflamação e por isso se designam por gastropatias.

Gastrite Aguda:

- A gastrite aguda é, na maior parte dos casos, uma situação passageira que ou cura em poucos dias ou evolui para a gastrite crónica. É, quase sempre, tão passageira que raramente se diagnostica. As lesões agudas geralmente hemorrágicas (gastropatia erosiva ou gastropatia hemorrágica, úlcera aguda) podem ser causa de perdas de sangue pela boca ( hematémeses ) ou pelo recto ( melenas ) obrigando-nos a ir à urgência do Hospital.

Causas de gastropatia aguda:

  • Helicobacter pylori e outras bactérias, vírus, tóxicos...

  • Álcool

  • Anti-infamatórios não esteróides ( AINE )

  • Gastrite rádica. Pode ser uma complicação que aparece nas pessoas submetidas a tratamentos com radiações.

  • O stress grave dos queimados, dos traumatizados do crânio, dos doentes com insuficiência respiratória, dos doentes com sepsia: estas situações são com frequência causa de lesões agudas por vezes responsáveis por hemorragias graves.

O H. pylori, a ingestão de álcool ou de aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios são a causa mais frequente de gastrite aguda ou gastropatia erosiva.
O Helicobacter pylori causa uma gastrite aguda transitória, por isso, mal conhecida, que poderá causar dor epigástrica, mal-estar, náuseas etc., mas que evolui em poucos dias para gastrite crónica.

A GASTROENTERITE é uma inflamação aguda do estômago ( gastrite ) e intestino ( enterite ), muito frequente e, na maior parte dos casos relacionada com intoxicação alimentar. Além das náuseas e vómitos é acompanhada de diarreia . É uma doença que evolui para a cura em poucos dias. Ingerir líquidos para evitar a desidratação é quase sempre o tratamento suficiente.


Gastrite crônica:

Gastrite crónica pelo Helicobacter pylori : sabemos desde 1983 que a causa mais frequente de gastrite crônica é uma bactéria: o Helicobacter pylori. A gastrite crónica causada pelo Helicobacter pylori ( também designada por gastrite B ), localizada sobretudo no antro do estômago, é uma das infecções mais frequentes no mundo, atingindo mais de 50 % da humanidade e mais de 90% dos adultos de alguns continentes e países ( África, América do sul, Ásia). Em Portugal cerca de 50% das crianças com 8 anos de idade já têm gastrite causada pelo Helicobacter pylori. O aspecto endoscópico do estômago com gastrite crónica é normal ou ligeiramente alterado. O diagnóstico da gastrite crónica faz-se, observando um fragmento de estômago ao microscópio. A existência do Helicobacter pylori na mucosa do estômago pode ser comprovada por vários testes de fácil execução. Mas, fazer um teste para comprovar a existência duma bactéria que, em Portugal, quase todos temos e, raramente justifica tratamento, é na maior parte dos casos uma inutilidade.
A gastrite crónica pelo H. pylori que, quase todos os portugueses adultos têm, raramente causa sintomas e, não se defende, como norma, o seu tratamento, que seria a erradicação do Helicobacter pylori. ( A erradicação do Helicobacter pylori deve fazer-se nas pessoas que têm úlcera do estômago ou do duodeno ou linfoma MALT ).

Em conclusão: quase todos os portugueses adultos e, mais de 50% da população mundial têm gastrite crônica causada pelo Helicobacter pylori mas que raramente causa sintomas. As pessoas com queixas do estômago, a quem é dito que têm "gastrite", na maior parte dos casos se fizerem tratamento para curar a gastrite (erradicação do Helicobater pylori), continuam com as mesmas queixas, porque a causa dos sintomas não é a gastrite.

- Outras gastrites infecciosas: para além da gastrite pelo Helicobacter pylori e da gastrite granulomatosa da tuberculose e da sífilis, outras bactérias como o streptococcus, a Escherichia coli, o staphilococcus, o Clostridium podem ser, embora muito raramente, causa de gastrites graves, sobretudo em indivíduos debilitados, alcoólicos, com SIDA... As gastrites por fungos ( candida, histoplasma etc. ) assim como as gastrites por vírus ( cytomegalovírus, herpes vírus etc. ) são situações muito, muito raras. No entanto, nos indivíduos com SIDA é frequente encontrar gastrite pelo citomegalovírus ( CMV ), por cândidas e outros agentes.

Gastrite crônica auto-imune: também designada por gastrite A ou gastrite da Anemia Perniciosa. É pouco frequente em Portugal. Na Anemia Perniciosa há uma atrofia da mucosa gástrica em que desaparecem as células que produzem o factor intrínseco. O factor intrínseco é indispensável para que a absorção de vitamina B12 se faça no intestino delgado. A estes doentes, uma vez que não produzem factor intrínseco e por isso não absorvem Vitamina B12 esta vitamina terá que ser injectada, assim como aos doentes a quem foi retirado todo o estômago ( submetidos a gastrectomia total ). Geralmente faz-se uma injecção mensal de pelo menos 200 µg de Vitamina B12. A Anemia Perniciosa leva a lesões neurológicas graves.

Gastrite crónica dos anti-inflamatórios e do refluxo biliar - gastrite química. O uso continuado de medicamentos anti-inflamatórios e a bílis do refluxo biliar do duodeno para o estômago ou do refluxo biliar após cirurgia do estômago ( gastrectomia parcial ) podem ser causa de gastrite crónica.

Gastrites muito raras: Há outras gastrites crónicas muito raras:

- Gastrite granulomatosa: da doença de Crohn, da tuberculose, da sífilis, da sarcoidose etc.

- Gastrite a eosinófilos: entidade muito rara.. Os doentes com esta gastrite devem ser seguidos na consulta de alergologia.

- Gastrite linfocítica: muitas vezes associada às pápulas umbilicadas e denominada gastropatia papulosa, por vezes também denominada gastrite varioliforme por causa do aspecto. Esta gastrite parece não causar sintomas e, não se conhece nenhum tratamento eficaz. É uma afecção anódina? Estará, pelo menos nalguns casos, relacionada com o helicobater?

- Doença de Ménétrier também chamada gastropatia hipertrófica ou gastrite de pregas gigantes: situação rara caracterizada por pregas gigantes no corpo do estômago associada a náuseas, diarreia e a perdas de proteínas, podendo dar origem a um edema generalizado. A causa é desconhecida.

DUODENITES

A inflamação da mucosa do duodeno pode aparecer associada à gastrite causada pelo H. pylori. Essa mucosa inflamada do bulbo duodenal pode ser substituída por mucosa do estômago e ser colonizada pelo H. pylori. Admitem alguns peritos que esse será o mecanismo inicial para o aparecimento da úlcera do duodeno.
Também alguns vírus, bactérias e parasitas podem invadir o duodeno e ser causa de duodenite, mas são situações raras.

Por vezes a mucosa do duodeno tem aspecto nodular e, alguns chamam-lhe mesmo duodenite nodular. Ao exame microscópico nalguns casos observa-se uma duodenite, noutros observa-se mucosa gastrica e noutros hiperplasia das glândulas do duodeno ( glândulas de Brunner ). Não se sabe se estas alterações têm significado clínico.

http://www.gastroalgarve.com/doencasdotd/estomago/gastrites.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário