sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tratamento de tuberculose com a fisioterapia

A tuberculose pulmonar e sua fácil proliferação pelas partículas de ar contendo bacilos de koch ou bactéria do tipo:Mycobacterium tuberculosis está dia-a -dia aumentando o número de casos e sua incidência é aumentar de forma exarcebada futuramente.
Assim, a fisioterapia e sua ampla visão de atuação entra em ação mais uma vez,logo o tratamento do tuberculoso é indicado sessões de fisioterapia,onde se é realizado diversos procedimentos ,desde a nebulização-para ajudar na liberção da secreção,como
na eletroterapia o aparelho mais utilizado é o ultra som, porém há indicação de exercícios de relaxamento e de condicionamento, treino da musculatura respiratória e o uso de Laser As-Ga.
NA área da fisioterapia que atua nesse tratamento é a pneumo –funcional.
NA assistência fisioterapêutica aos pacientes de tuberculose, como toda assistência adequada, inicia-se com uma avaliação completa, com ênfase na avaliação respiratória.
Utiliza-se também técnicas manuais que auxiliam no tratamento como: tapotagem, vibrocompressão, inaloterapia e drenagem postural.
Auxiliam também ao tratamento técnica de expiração forçada,tosse assistida e oscilação oral de alta frequência com a utilização do shaker ou flutter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário