segunda-feira, 28 de junho de 2010

Melanoma maligno

Um tumor de pele maligno que envolve as células da pele, produtoras de pigmentos (melanina).

Causas, incidência e fatores de risco:

Qualquer alteração numa verruga, mancha ou outra lesão da pele, ou o aparecimento de uma tumoração com ulceração e que não cicatriza muito bem, sugere o aparecimento de um câncer de pele. O câncer de pele tem uma alta incidência de cura se tratado precocemente, mas a negligência pode permitir que o câncer se propague causando incapacidade física, ou óbito.

O melanoma maligno é a forma mais fatal de câncer de pele. É também o menos comum. No entanto, a sua incidência nos Estados Unidos dobrou nos últimos 20 anos. É a causa principal de óbito por doença de pele. Houve aproximadamente 35.000 casos de melanoma maligno em 1990, tornando-o a forma mais comum de câncer naquele ano. O melanoma é o câncer número 1 em mulheres jovens abaixo dos 35 anos de idade. Ele pode afetar qualquer idade, e atualmente tem apresentado uma crescente tendência em pessoas cada vez mais jovens. Os homens têm uma taxa de mortalidade por melanoma maligno
mais alta do que as mulheres. O número de óbitos resultantes das complicações do melanoma maligno crescem com maior rapidez do que as mortes por qualquer outra forma de câncer, a exceção do câncer de pulmão.


O melanoma maligno envolve alterações cancerígenas nas células que produzem o pigmento da pele, a melanina. Cerca de 70% dos melanomas surgem na pele normal, e 30% ocorrem em nevos (manchas), ou outras lesões que se tenham alterado na aparência. Raramente as marcas congênitas de nascença tais como os nevos azuis e os nevos gigantes se tornam melanomas. O tumor pode se desenvolver rapidamente, e de início se propaga na pele adjacente. Nessa fase tem alto índice de cura. Mais tarde ele se propaga para áreas mais profundas da pele (metástase) até as estruturas e órgãos internos. Essa fase tem uma taxa de cura muito menor.

A disseminação superficial do melanoma é uma forma do melanoma maligno que responde por cerca de 70% dos casos desse distúrbio. Pode atingir pessoas de qualquer idade, e é mais comum em pessoas de origem caucasiana.

O melanoma nodular responde por cerca de 15% dos casos. Pode apresentar ulcerações que nunca cicatrizam. Pode surgir em qualquer lugar do corpo, normalmente entre as idades de 20 e 60 anos.

O melanoma lentiginoso acral ocorre em cerca de 10% dos casos de melanoma. É mais comum em idosos, e sempre nas palmas das mãos, solas dos pés ou superfícies mucosas.

O melanoma maligno lentigo ocorre em cerca de 5% dos casos, normalmente nos idosos. É o mais comum nas peles com danos causados pelo sol, na cabeça, pescoço e braços.

A luz do sol (luz ultravioleta) é a causa principal de todos os cânceres de pele, incluindo os melanomas.

Fonte: http://adam.sertaoggi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário